domingo, 21 de setembro de 2008

Política

Política é um tema muito abrangente e que sempre gera conflitos de pensamentos; porém esses conflitos são muito importantes.
A política necessita, sobretudo de idéias, pessoas honestas, e de questionamentos, pois a única coisa que não podemos ser é: apolíticos. Constantemente escuto pessoas inteligentes dizendo assim: “não me importo com quem vai vencer esta ou aquela eleição, pois não vai mudar nada em minha vida”; ai me pergunto: será que essa pessoa é autista? Pois só mesmo sendo para pensar desta forma.
Vivemos em um planeta globalizado, em uma comunidade onde todos dependem uns dos outros, senão socialmente, mas pelo menos espiritualmente. Não somos ninguém sozinho e tudo que acontece, por menor que seja sempre ira refletir na vida de varias pessoas e talvez até de todas.
Política deveria ser ensinada no ensino fundamental, todas as pessoas deveriam saber o que é política, como ela muda a vida de todas as pessoas, saber o que deve fazer um Vereador, um prefeito e assim por diante, pois só assim saberão avaliar os candidatos, e saber se corresponderam ao que foram eleitos para fazer.
Nosso Município, Estado, País e Mundo, só serão lugares melhores no momento em que todas as pessoas tiverem a plena consciência de que: apenas com a sinergia poderemos ter um mundo justo, descente e igualitário, sem as mazelas que hoje predominam a sociedade. Um mundo onde tenhamos o mínimo de dignidade para todas as pessoas. Somente com uma política séria, com políticos honestos e preocupados com a sociedade no geral, teremos este sonho realizado.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

"Um sonho"

Tenho um sonho, alias tenho vários sonhos. Mas o que mais me intriga e me deixa triste é: Ver que a cada dia as pessoas estão mais egoístas, menos solidárias, menos humanas. Tenho medo de um dia descobrir que a palavra "humano" foi apenas um equivoco da Língua Portuguesa, e que ela significa apenas: "relativo ao homem".
Onde está a bondade? Onde está a humanidade? Onde está o amor?
Difícil responder, pois quando saio à rua vejo um quebra-molas lembro de um motorista sem educação, como diz a música Interpretada por "Carlos e Lino"; vou andar em ônibus e tem assentos especiais para: idosos, gestantes e mulheres com crianças; espera um pouco, não deveriam todos os assentos serem destinados à as pessoas especiais ou com alguma dificuldade e/ou deficiência? Precisa de uma lei para assegurar este direito e existem inúmeras pessoas que ainda acham por bem não cumprir a lei, isso é humanidade?
Existem nas faculdades agora a cota para afro-descendentes, espera um pouco, isso não é preconceito contra os que não são afro-descendentes? Quer dizer: para tentar fazer um equilíbrio racial, causam um desequilíbrio social e uma indignação por partes das pessoas que teoricamente seriam favorecidas por serem caucasianas.
A justiça não é tratar a todos iguais, mas sim tratar os iguais igualmente, e os diferentes diferentemente. Se um estudante fez todo o segundo grau em escola particular, logo terá mais condições financeiras para cursar também uma universidade particular, então se acharem que é certo as cotas, as mesmas deveriam ser baseadas na renda familiar e não na cor da pele, pois somos todos diferentes na aparência, mas devemos procurar ser iguais na alma e no coração.
Essas coisas acontecem todos os dias e jogam meus sonhos fora como se fora um pedaço de papel amassado.
Sonho com o dia em que todos seremos irmão de fé, que teremos sempre um sorriso para dar ao nosso semelhante e que não haja tanta discrepância na distribuição da renda e das oportunidades.
Sonho com uma vida melhor para os meu descendentes, com um mundo cheio de alegrias, paz, respeito e principalmente amor e HUMANIDADE.

Vou tentar realizar este sonho, e Você? Pode me ajudar?